Próteses
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.
A prótese total, mais conhecida como “dentadura”, é indicada para substituir artificialmente todos os dentes das arcada superior e/ou inferior. A prótese total é uma prótese suportada somente por tecido gengival e outras estruturas anatômicas da boca.
A Prótese parcial removível, popularmente chamada de “PPR” ou “ponte móvel”, é indicada para pacientes que perderam parcialmente os dentes de uma ou das duas arcadas e que desejam reabilitar sua função mastigatória e estética.
A coroa pode cobrir um dente danificado ou cariado de uma pessoa ou ser colocada sobre um implante dentário para substituir um dente faltante.